Dia Mundial do AVC 2019 foca no risco de AVC e sua prevenção

Dia Mundial do AVC 2019 foca no risco de AVC e sua prevenção

1 em cada 4 de nós terá um AVC ao longo da Vida! Não deixe que seja você!  Com os passos corretos, 90% dos casos podem ser evitados. Inscreva-se para realizar a Campanha Mundial de AVC na sua cidade: [email protected].
#DontBetheOne#CampanhaAVC#naodeixeqsejavc

O AVC é a segunda causas de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. E pode acontecer em qualquer um, em qualquer idade, afetando a todos: pacientes, familiares e amigos. A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o rápido tratamento de urgência em um centro de AVC diminui a chance de sequelas.

A cada ano, 13,7 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 5,5 milhões morrem e atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes de AVC.

Com foco na prevenção do AVC, a campanha de 2019 “Don’t be the One” (“Não Deixe que Seja Você”) visa aumentar a conscientização sobre o risco individual de AVC e equipar ao máximo as pessoas com informações e ferramentas de prevenção que podem salvar vidas. A justificativa para a mensagem da campanha é a análise recente da WSO sobre o ônus global da doença, que mostra que o risco de AVC ao longo da vida aumentou e agora é de 1 em 4. Combinado com os achados do estudo Interstroke que mostraram que cerca de 90% dos AVCs são associados a um pequeno número de fatores de risco facilmente abordados, o impacto potencial da compreensão pública do risco de AVC e da conscientização da prevenção é claro.

No dia 29 de Outubro vamos unir globalmente nossas vozes para tornar o maior número possível de pessoas conscientes sobre o AVC. Este ano, nossa mensagem “Quando se trata de AVC, pense em prevenção – não deixe que seja você” será poderosa, mostrando como as vidas podem ser mudadas em um instante e deixando claro que a melhor maneira de controlar nosso futuro não é esperar o melhor, mas entender nossos riscos e o que podemos fazer para evitar o impacto devastador do AVC.

Riscômetro de AVC
A Campanha também divulgará o Riscômetro de AVC como uma ferramenta para avaliar o risco de AVC individual e identificar os fatores de risco individuais. As pessoas serão encorajados a realizar sua própria avaliação de risco e compartilhar o aplicativo nas redes sociais e marcar quatro amigos. Se uma pessoa que está marcada fizer o download e usar o aplicativo, ela terá acesso gratuito a um upgrade do aplicativo que a ajudará a tomar as medidas adequadas para reduzir o risco de AVC.

Solicitamos que você mobilize sua rede de embaixadores da Campanha e influenciadores para nos ajudar a levar nossa mensagem potencialmente salvadora para o maior número de pessoas possível.

No Brasil a campanha do AVC ocorrerá de 26/10 a 03/11/19. Em breve teremos disponíveis todos os materiais da campanha mundial traduzidos. Inscrevam-se na Campanha através de [email protected]. PARTICIPEM!!!

CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE AO AVC NO BRASIL 2019:
1.Enviaremos o infográfico da Campanha Mundial com os fatores de risco e como preveni-los, além da informação sobre os sinais de alerta do AVC (ainda não disponível)
2.Forneceremos posters da campanha (ainda não disponível)
3.Publicaremos no facebook da campanha e no site da rede material para ser compartilhado nas mídias sociais (facebook, intagram, tweeter)
4. Forneceremos o  modelo para quem quiser fazer camisetas da campanha (com recursos locais)
5. Forneceremos em breve modelos de banners da campanha (para quem quiser produzir com recursos locais)
6. Forneceremos vídeos da campanha 2019 (em breve)
7. Forneceremos material para os sites específicos para os fatores de risco: hipertensão, diabete, alimentaçãoo, exercício, fibrilação atrial

Durante a campanha sugerimos:
1. Contatar a sua Secretaria de saúde para participar.
2. Se possível, utilizar camisetas da campanha, além dos panfletos fornecidos
3. Divulgar vídeos da campanha (postos de saúde, ônibus e hospitais que tenham televisão na sala de espera ou no local das campanhas). Divulgar depoimentos, entrevistas.
4. Compartilhar vídeos, entrevistas, depoimentos disponibilizados no facebook da campanha (facebook.com/CampanhaAVC)
5. Organizar palestras para a população
6. Fornecer entrevistas e participar de programas sobre o AVC no rádio, televisão, jornais, sites (compartilhe os links conosco)
7. Organizar uma Caminhada de Combate ao AVC ou Corrida ou Passeio de Bicicleta (#correndocontraoavc)
8. Organizar Campanha em local público – praça, parque, praia, shopping, etc. Ações que podem ser realizadas:
– orientação dos pacientes sobre o AVC, sinais de alerta, fatores de risco e prevenção
– orientação sobre as possibilidades de reabilitação: fisio, fono, terapeuta ocupacional
– orientação nutricional, orientação sobre atividade física
– distribuição de folhetos
– verificação de pressão arterial, glicemia, peso e altura
–  checagem de pulso radial (ensinando o paciente a checar seu pulso – “Cheque o seu pulso e proteja o seu cérebro”)
– divulgação do aplicativo Riscômetro de AVC no smartphone para que cada pessoa possa calcular o seu risco de AVC e possa acompanhar a melhora com modificação dos fatores de risco ao longo do tempo
– divulgação do Aplicativo AVC Brasil – aplicativo com os sinais de alerta do AVC, discagem direta para o SAMU ou para um familiar pré-cadastrado e localização, por georreferenciamento, dos centros de AVC locais (todos os centros cadastrados no Brasil)

Os links para os vídeos de campanhas anteriores e novos vídeos estão abaixo. Outros vídeos e outras novidades serão disponibilizados no facebook e no site (redebrasilavc.org.br, sbdcv.org.br) ao longo da campanha.

Vídeos Campanha 2019

Vídeo Abertura Campanha
Vídeo Fatores de Risco de AVC

Links para Vídeos utilizados em campanhas anteriores:
Vídeo Famosos 2013:”Eu me importo”
Sinais de Alerta AVC SBDCV (longo) 
Sinais de Alerta do AVC Radicci (30seg)
Sinais de Alerta do AVC.2 RBAVC (30 seg)
Sinais de Alerta AVC Angels 2016 
O que é um AVC 
Sinais de AVC1 
Sinais de AVC2 
Vídeo interrupção AVC 
Sinais de Alerta:
1. https://youtu.be/DqoVzkQtxvo
2. https://youtu.be/1dTHtaiAM8A
3. https://youtu.be/ddUL-botEFw
4. https://youtu.be/w7oosVkutYA – com aplicativo AVC Brasil
5. https://youtu.be/Ut3CSta8QpE
Link Vídeo Campanha 2017 (Dez Passitos)
Link Vídeo Campanha 2018

Comitê da Campanha 2019
Sheila Martins (Chair Campanha World Stroke Organization)
Octávio Marques Pontes Neto
Gisele Sampaio Silva
João José Carvalho de Freitas
Letícia Costa Rebello
Magda Carla Martins
Ana Claudia de Souza
Leonardo Augusto Carbonera
Daissy Liliana Mora Cuervo
Tony Fabian Alvarez Guzmán

INSCREVAM-SE NA CAMPANHA ATRAVÉS DO EMAIL: [email protected]
Acompanhem a companha pelo facebook : facebook.com/CampanhaAVC
A programação em cada cidade será disponibilizada nos sites e facebook a partir de 30 de setembro