AVC: Só no 1º semestre, 50 mil morreram no Brasil

Rede Brasil AVC explica os sintomas; caso recente de ex-goleiro do Manchester United e do Ajax reforça necessidade de socorro ágil

 

Julho de 2023 – Principal motivo de incapacidade no mundo e uma das principais causas de morte, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) já matou 50.291 brasileiros somente no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. Em 2022, mais de 114 mil pessoas morreram vítimas da doença no País.

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, que ocorre quando falta sangue em alguma área do cérebro e que corresponde a 80% e 85% dos casos; e o hemorrágico, quando um vaso (do tipo artéria, raramente uma veia) rompe. Essas condições podem resultar em danos cerebrais permanentes e ter um impacto econômico e social, afetando não apenas o paciente, mas toda a família.

Identificar rapidamente os sinais do AVC e o socorro ágil evitam o comprometimento mais grave que pode deixar sequelas permanentes, como redução de movimentos, perda de memória, prejuízo à fala e diminui drasticamente o risco de morte. Foi o que ocorreu com o ex-goleiro do Manchester United e do Ajax, Edwin Van der Sar, de 52 anos. O jogador sofreu um acidente vascular cerebral durante suas férias e teve que ser transportado de helicóptero até o hospital mais próximo. O socorro rápido o impediu de deixá-lo com sequelas mais graves e não correr mais risco de morte.

A neurologista e presidente da Rede Brasil AVC e da WSO (World Stroke Organization), Sheila Martins, alerta sobre a importância de entender os sinais que o corpo emite. Os principais sintomas de um AVC são perda de força súbita e/ou dormência súbita de um braço e/ou perna e/ou face, especialmente em metade do corpo; dificuldade de falar ou entender a fala; tontura; alterações visuais súbitas em um olho, nos dois olhos ou na metade de cada olho; dor de cabeça súbita e intensa, diferente do habitual.

 

Socorro ágil

Quando o Acidente Vascular Cerebral ocorre, o tempo é precioso, já que, a cada minuto em que o AVC isquêmico não é tratado, a pessoa perde 1,9 milhão de neurônios. “O socorro ágil evita sequelas permanentes, como redução de movimentos, perda de memória, prejuízo à fala e diminui drasticamente o risco de morte”, explica a especialista.

Uma dica para identificação do problema é, ao suspeitar que uma pessoa esteja sofrendo um AVC, pedir a ela para sorrir. “Se ela apresentar um sorriso com uma deformidade da rima labial, pode ser um desvio causado pelo AVC. Verifique também se a pessoa consegue levantar os braços como se ela fosse abraçar ou se algum membro não se move e se apresenta fala enrolada”, destaca. “Identificando alguma ou mais de uma dessas situações, ligue imediatamente para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), no 192”, completa.

 

Prevenção

A prevenção do AVC é fundamental para reduzir sua incidência e minimizar os efeitos debilitantes associados a essa condição. Em 90% dos casos, o problema pode ser evitado se os principais fatores de risco forem controlados, como pressão alta, diabete e excesso de peso. “Ao adotar um estilo de vida saudável, controlar os fatores de risco e buscar atendimento médico adequado, reduzimos significativamente o impacto do AVC em nossa sociedade”, conclui a presidente da Rede Brasil AVC.

Sobre a Rede Brasil AVC – organização não governamental criada em 2008 com a finalidade de melhorar a assistência multidisciplinar ao paciente com AVC em todo o país. É formada por profissionais de diversas áreas que, unidos, lutam para diminuir o número de casos da doença, melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, melhorar a prevenção ao AVC propiciar a reabilitação precoce e reintegração social. Mais informações pelo site: www.redebrasilavc.org.br

Sobre a World Stroke Organization (Organização Mundial de AVC) – único órgão global voltado exclusivamente para o AVC. Com cerca de 3.000 membros individuais e 90 membros da sociedade em todas as regiões do mundo, representa mais de 55.000 especialistas em AVC em ambientes clínicos, de pesquisa e comunitários. Mais informações: www.world-stroke.org/.

 

Créditos da imagem: Divulgação

Sugestão de legenda: 90% dos casos de AVC podem ser evitados.

Assessoria de Imprensa Rede Brasil AVC:

Predicado Comunicação

Carolina Fagnani – [email protected] (11) 9 9144.5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Viviane Bucci – [email protected] (11) 9 30728305 WhatsAppFátima Costa – [email protected] (11) 9 9748-1732 WhatsApp