Atleta da seleção de luta olímpica se desdobra para treinar e cuidar da mãe com AVC

Atleta de luta olímpica desde os 17 anos, a goiana Keila Calaça, hoje com 31 e integrante da seleção brasileira da modalidade,  trava uma disputa diária não só contra as suas concorrentes. Em casa, a batalha é ainda mais importante e difícil. A mãe dela, Elienai Calaça, de 61 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e desde então precisa dos cuidados especiais da filha.

Por conta da doença da mãe, Keila divide o seu tempo entre os treinos para a seletiva que ocorre neste fim de semana, no Rio de Janeiro, o objetivo de se manter na equipe brasileira e a atenção à mãe. A situação faz a atleta goiana se sentir ainda mais forte.

– Você pensa assim: ‘vou parar, vou desistir’. Aí você vê sua mãe, 30 dias na UTI, lutando para viver. Quem sou eu? Eu brinco com todo mundo: a verdadeira luta é a vida. O que eu vivo todo dia com a minha mãe, isso sim é uma guerra – afirma a atleta goiana.

O currículo de Keila é recheado de conquistas. Ela já tem um título brasileiro, oito goianos, 13 medalhas em campeonatos nacionais, quatro em internacionais, além do bronze no circuito Brasil Olímpico e ocupar a segunda colocação no ranking nacional.

Mas ela busca voos ainda mais altos e sonha com uma participação nas Olimpíadas do Brasil, em 2016, representando o seu estado e tentando atender ao pedido de uma torcedora bem exigente.

– Meu objetivo é me manter em treinamento, conseguir me manter junto com os melhores atletas do Brasil, que estão na seleção brasileira. É o sonho de qualquer atleta chegar em uma Olimpíada e esse é meu sonho, representando Goiás e a minha mãe, que está em casa esperando por mim. Sempre esperando medalhas – revela com sorriso no rosto.

Fonte: Globoesporte.com