Mortes por AVC em jovens sobem 11% após o Carnaval, diz estudo

Em jovens, ocorre aumento de 11% no número de mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC) nos 30 dias após o Carnaval. Essa é a conclusão do estudo realizado pelo Comitê Estadual de Atenção à Doença Cerebrovascular, que avaliou todos os atestados de óbitos de maiores de 18 anos nos 30 dias após a festa entre 2009 e 2013. No período, ocorreram 226.993 mortes no Ceará, 23.974 por AVC.

¨Não ocorre variação significativa de mortes em relação à população em geral nem nos óbitos por sexo, o que evidencia o agravamento dos fatores de risco para o AVC entre os jovens em função dos abusos praticados no carnaval, especialmente das bebidas alcoólicas¨, afirma o neurologista João José de Carvalho, presidente do Comitê.

O controle dos fatores de risco para o AVC (que são pressão alta, fumo, obesidade, dieta inadequada, sedentarismo, colesterol elevado, diabetes, uso abusivo de bebida alcoólica, estresse crônico, depressão e doenças cardíacas, sobretudo a fibrilação atrial) é capaz de evitar até 90% dos casos. No Ceará, a cada ano, cerca de 16 mil cearenses têm AVC e aproximadamente cinco mil morrem por causa da doença.

Aprenda a reconhecer um AVC:

Sorriso – Peça para a pessoa dar um sorriso. Se o sorriso sair torto ou a boca entortar para um dos lados, isso podo ser um AVC.

Abraço – Peça para a pessoa levantar os braços. Se houver dificuldade para levantar um deles ou após levantar os dois um deles cair,isso pode ser um AVC.

Mensagem – Peça para a pessoa repetir uma frase ou uma mensagem. Se ela não conseguir repetir ou compreender, isso pode ser um AVC.

Fonte: O Povo