Índia recebe a primeira edição da Global Stroke Alliance

Evento inédito, no país mais populoso do mundo, acontecerá entre os dias 06 e 08 de setembro; organização será realizada pela WSO e a Rede Brasil AVC

 

Agosto de 2023 – No cenário internacional da saúde, a Índia entra para a história por sediar, pela primeira vez, o Global Stroke Alliance (GSA), que nesta edição acontece na capital da Nova Délhi, entre os dias 06 e 08 de setembro.

Neste ano, com o tema “2023 Global Stroke Alliance for stroke without frontiers” (Acidente Vascular Cerebral sem fronteiras), organizado pela World Stroke Organization (WSO), o evento visa estabelecer uma poderosa aliança global comprometida em melhorar o atendimento ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) em escala mundial.

Palestras, painéis de discussão e workshops abordaram uma ampla gama de tópicos, desde avanços na terapia de reabilitação pós-AVC até estratégias de prevenção e conscientização da população, para uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o globo. Mundialmente, os dados relacionados ao AVC seguem preocupantes. A cada seis segundos é registrada uma morte pela doença no mundo.

A realização do evento da Global Stroke Alliance, na Índia, tem implicações duradouras para a pesquisa e o desenvolvimento, e chama a atenção por iniciativas em um dos mais países mais populosos do planeta. De acordo com os dados da ONU (Organização das Nações Unidas), a população da Índia bateu em 1,428 bilhão de habitantes, tornando-se ligeiramente superior à da China. Por esse tamanho populacional, o tema se faz de grande relevância, assim como as discussões em um esforço conjunto para combater e entender melhor a doença.

“Dentro do congresso, reunimos líderes de AVC de vários países. Nossa conferência gira em torno de quatro pilares fundamentais: educação, pesquisa, organização de serviços e engajamento político para a formulação de políticas públicas”, diz a neurologista Sheila Martins, que é a primeira presidente mulher e latino-americana da WSO.

A troca de ideias e a disseminação de conhecimentos que ocorre durante o evento continuam a impulsionar o progresso no campo do AVC muito além de suas datas. O evento antecede o G-20 – a 18ª Cúpula de Chefes de Estado, principal fórum de cooperação econômico internacional e onde são discutidas principais questões políticas e econômico internacionais. O que pode despertar à atenção de autoridades por iniciativas as novas pesquisas e investimentos direcionados à prevenção da doença.

A diversidade de perspectivas e abordagens apresentadas durante o evento destacam a complexidade do AVC e a necessidade de uma atuação multidisciplinar para seu enfrentamento. O evento da Global Stroke Alliance na Índia representa um momento marcante na luta global contra o AVC.

Sobre a World Stroke Organization (Organização Mundial de AVC) – único órgão global voltado exclusivamente para o AVC. Com cerca de 3.000 membros individuais e 90 membros da sociedade em todas as regiões do mundo, representa mais de 55.000 especialistas em AVC em ambientes clínicos, de pesquisa e comunitários. Mais informações em https://www.world-stroke.org/

 

Assessoria de Imprensa:

Predicado Comunicação

 

Carolina Fagnani – [email protected] (11) 9 9144.5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Viviane Bucci – [email protected] (11) 9 30728305 WhatsApp

Fátima Costa – [email protected] (11) 9 9748-1732 WhatsApp