Ação no Rio de Janeiro alerta população sobre o AVC

Pelo segundo ano consecutivo, o centro da cidade do Rio de Janeiro foi a região escolhida para a realização das ações alusivas à Campanha Nacional de Combate ao AVC. Na Praça XV, área de grande circulação de pedestres, nesta quinta-feira (27/10), foi montada uma estrutura de 27 metros quadrados, onde uma equipe composta por 15 voluntários da Cruz Vermelha Brasileira distribuiu materiais informativos sobre o AVC e verificou a pressão arterial das pessoas que foram acolhidas no local. O balanço da ação totalizou 422 atendimentos, realizado das 9h às 17h.

Este movimento é fruto da parceria entre a Rede Brasil AVC, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e a Cruz Vermelha Brasileira – Rio de Janeiro. Sobre este formato, de agregar instituições na execução de projetos, o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Jair Bittencourt, foi categórico ao afirma ser algo extremamente necessário. “O que fazemos hoje com o AVC, uma das doenças que mais matam no Brasil e no mundo, precisa ser feito para outros tipos de agravos. Levar informações qualificadas para a população é o tipo de movimento onde todos ganham”, avaliou o parlamentar.

Aplicativo

A novidade na campanha deste ano foi o lançamento do Aplicativo AVC Brasil. A equipe de voluntários também participou na divulgação dessa ferramenta. O aplicativo AVC Brasil foi idealizado para que as pessoas tenham como obter informações, nos aparelhos celulares smartphones, sobre os sinais e sintomas do AVC, como se prevenir da doença e ter acesso a relação dos hospitais que prestam serviços especializados ao AVC, mostrando as unidades mais próximas e proporcionando que a pessoa possa chegar o mais rápido possível ao local para ser atendido.

Além das funções citadas acima, o aplicativo AVC Brasil também possibilita três chamadas de emergência, com apenas dois toques na tela do aparelho. A pessoa poderá ligar para o SAMU (número já cadastrado no aplicativo) e mais duas opções de números favoritos, que serão escolhidos pelo usuário.

Assessoria de Comunicação