Universidade dos Estados Unidos usa Kinect para ajudar vítimas de AVC

É sabido que a utilização do Kinect junto com o Windows tem usos ilimitados. Várias empresas usando o produto da Microsoft e ainda veremos bastante, pois a tecnologia aplicada no Kinect ainda é bastante potente.

E, desta vez, uma universidade nos Estados Unidos, a Ohio States University, criou um jogo que utiliza o Kinect para ajudar pacientes que sofreram AVC a continuar a terapia física por si só em casa. Uma equipe de pesquisadores da universidade, desenvolveu o jogo “Recovery Rapids” que utiliza os sensores do Kinect.

O jogo tem como objetivo ajudar aqueles pacientes que possuem fraquezas e falta de mobilidade em suas mãos ou braços devido a doença. Recovery Rapids é baseado em um estudo chamado de “Terapia CI” que é basicamente uma técnica que estimula o braço ou a mão afetada pela doença por movimentos prescritos.

O jogo faz com que o paciente use seu braço para fazer certos movimentos, tais como simular que está remando em uma canoa ou pegar uma fruta de uma árvore, por exemplo. Um dos pesquisadores da universidade, David Maung, descreveu como foram capazes de utilizar a tecnologia do Kinect para ajudar os pacientes:

“Uma boa detecção de movimento da mão é muito importante para o nosso produto. Com o sensor do Kinect v2 para Windows, ele nos permitiu eliminar qualquer outro hardware externo, como uma luva com sensores, abrindo a porta para um produto eletronicamente acessível”, disse.

A equipe da universidade criou uma empresa de utilidade pública chamada “Games”, e pretende levar o jogo “Recover Rapids” para fora do ambiente de pesquisas e levá-lo para todos os pacientes que estão em reabilitação.

Com isso vemos que o uso do Kinect é diverso em todo mundo, e sem dúvidas, essa iniciativa será muito bem aceita no mercado e esperamos que seja propagada ainda mais.

Fonte: WinBeta