Porto Alegre inaugura centro integrado para atendimento de AVC

O Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS), inaugurou, nesta segunda-feira (8 de dezembro), o Centro Avançado de Tratamento do Acidente Vascular Cerebral com unidades integradas. O espaço é considerado inovador no País, uma vez que é o único a integrar três áreas de atendimento do problema: emergências neurológicas, unidade neurointensiva e Unidade de AVC reabilitadora.

O centro, que soma 60 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outras especialidades, usa como base os principais núcleos de atendimento de AVC da Alemanha, país referência no segmento. O local atende pacientes particulares e de convênios.

De acordo com o neurologista responsável pela estrutura, Maurício Friedrich, o espaço foi desenvolvido para reduzir os riscos de morte por AVC. Para se ter ideia, somente no Rio Grande do Sul, aproximadamente 20 mil pessoas sofrem acidentes vasculares todo ano. Desse total, três mil morrem.

“Estudos mostram que este tipo de centro reduz em até 20% o risco de mortes, o que mostra a importância do serviço. Desta forma, possibilita não só um tratamento melhor, mas também mais rápido, para que as pessoas possam ser reintegradas à sociedade”, declarou o neurologista.

Os fatores de risco para ter AVC incluem obesidade, fumo, dieta baseada em gorduras e frituras, falta de vegetais frescos e excesso de carne vermelha na alimentação, aumento do colesterol e excesso de bebida alcoólica.