Neurocientistas tratam da reabilitação motora de pacientes com AVC em livro

Causado pelo entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos no cérebro, o acidente vascular cerebral (AVC), popularmente chamado de derrame cerebral, é uma das principais causas de morte e danos neurológicos no mundo: atinge cerca de 16 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) – 6 milhões delas morrem. Não raro, deixa sequelas, como prejuízo dos movimentos e da fala.

Nas últimas décadas, têm sido desenvolvidos tratamentos que, sustentados pelo conceito da neuroplasticidade, buscam recuperar as funções da circuitaria neural prejudicada pelo AVC. Escrito pelos neurocientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Bruna Brandão Velasques e Alair Pedro Ribeiro, Reabilitação motora no acidente vascular encefálico: uma abordagem das neurociências explora os mecanismos de recuperação de áreas cerebrais relacionadas ao controle dos movimentos e mostra como esse conhecimento pode ser aplicado na prática clínica.

A principal intenção, segundo os autores, é falar de forma acessível das descobertas da neurociência sobre o AVC (e as possibilidades de intervenção terapêutica que representam) para profissionais que trabalham em equipes multidisciplinares, como psicólogos, fisioterapeutas e cuidadores.