Hipertensão dobra o risco de um segundo AVC

Manter a pressão sanguínea sob controle pode diminuir pela metade a chance de um novo acidente vascular cerebral (AVC) em sobreviventes do derrame, que ocorre quando há o entupimento dos vasos sanguíneos do cérebro. Essa é a conclusão de uma pesquisa divulgada, no ano passado, no periódico Stroke.

Os pesquisadores analisaram dados de 3.680 participantes com 35 anos ou mais. Todos os voluntários já tinham passado por um AVC isquêmico e foram submetidos a testes de fatores de risco, como a pressão sanguínea. As medições foram realizadas no início do estudo, um mês após a primeira avaliação e, a seguir, de seis em seis meses por um período de dois anos.

Os cientistas constataram que menos de 30% dos sobreviventes do derrame mantiveram a pressão sanguínea controlada em 75% das medições. Entre os indivíduos com pressão elevada (sistólica acima de 15), o risco de um segundo derrame foi 54% menor entre os que controlaram a pressão por 75% das medições, comparados àqueles que mantiveram bons índices em menos de 25% das medições. A pressão é considerada controlada quando está, no máximo, a 14 por 90.

“A variabilidade da pressão sanguínea foi associada, também, a duas vezes mais riscos da pessoa ter um ataque cardíaco ou de morrer por complicações no sistema vascular”, diz a líder do estudo, Amytis Towfighi, da Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos. Medidas que ajudam a manter a pressão sob controle incluem diminuir o consumo de sal, exercitar-se regularmente e ter uma dieta rica em grãos integrais, frutas e vegetais.

Fonte: Veja