Estudo descobre como estresse pode levar ao infarto e AVC

Cientistas descobriram de que forma o estresse pode levar a um infarto ou a um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade Harvard (EUA), no ano passado, situações estressantes provocam uma produção excessiva de glóbulos brancos no organismo. Essas células fazem parte do sistema imunológico de um indivíduo. Em excesso, porém, podem se acumular nas paredes das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e favorecendo a formação de coágulos — elevando, assim, o risco de doenças cardiovasculares.

Os médicos reconhecem há tempos que o estresse pode levar a doenças cardiovasculares. No entanto, o mecanismo envolvido nessa relação ainda não era conhecido.

O estudo avaliou 29 médicos que faziam residência na unidade de cuidados intensivos de um hospital. Segundo os pesquisadores, esse ambiente provoca muito stress pelo ritmo acelerado de trabalho e pela responsabilidade depositada nos profissionais, que constantemente precisam tomar decisões sobre o tratamento de pacientes que correm risco de vida.

Os autores do estudo compararam amostras sanguíneas dos residentes retiradas enquanto eles trabalhavam com amostras retiradas nos dias de folga dos médicos. Os profissionais também responderam a um questionário sobre a exposição deles ao stress.

A pesquisa encontrou uma forte relação entre o stress e os níveis de células do sistema imunológico. Segundo os resultados, o stress ativa células-tronco da medula espinhal, que por sua vez levam a uma produção acima do normal de glóbulos brancos. A equipe confirmou essa conclusão em experimentos feitos com camundongos em laboratório.

Fonte: Veja