Comer brócolis reduz enxaquecas e previne risco de AVC e câncer

Postado em: 24.mar.2015

Devido aos bons níveis de vitaminas do complexo B, antioxidantes e magnésio, além de outros nutrientes como vitamina A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo e potássio, o brócolis, assim como o agrião, rúcula e outros vegetais de cor verde escura, é um ótimo aliado de quem sofre de enxaqueca. Além disso, ele ainda atua na prevenção de outras doenças graves, como o AVC (acidente vascular cerebral) e o câncer.

OVO
Por serem ricos em vitaminas do complexo B (notadamente a B1, B2, B3, B5, B9 e B12), os ovos ajudam no combate de dores de cabeça e enxaqueca. Além disso, o alimento ainda ajuda no desenvolvimento da musculatura e na melhora da saúde dos olhos.

FRUTAS VERMELHAS
As frutas vermelhas, além de deliciosas, ajudam no combate a dores causadas por artrite. Isso porque essas frutas são ricas em antocianinas, antioxidantes responsáveis pela coloração dessas frutas, que bloqueiam a inflamação e inibem enzimas relacionadas à dor.

CENOURA
Rica em antioxidantes, a cenoura ajuda no combate às dores de cabeça. Outros benefícios da cenoura são a melhora da pele e da visão.

GENGIBRE
O gengibre atua como analgésico e como anti-inflamatório natural, que ajuda no combate de enxaquecas, dores causadas por artrite e dores musculares. Além disso, ele ainda ajuda no alívio de enjoos, na diminuição dos gases intestinais e no tratamento de gripes e resfriados.

MELANCIA
Por possuir um ph alcalino, a melancia combate a acidez do suco gástrico, atuando positivamente sobre as dores de estômago e gastrite.

CRANBERRY
O cranberry ajuda na prevenção de úlceras. Isso porque o consumo do suco dessa fruta possui a capacidade de evitar que haja a adesão da bactéria H. Pylori na mucosa do estômago.

AZEITE
Por ser rico em antioxidantes e vitamina E, o azeite ajuda no combate às dores de cabeça. Isso porque ele é capaz de melhorar a circulação, reduzir a inflamação e equilibrar os níveis hormonais. Outras boas fontes são as castanhas, manteiga de amendoim, óleo de canola e sementes.

MELÃO
Rico em potássio, que está relacionado com as contrações e o relaxamento muscular, o melão ajuda a evitar dores nos músculos – a banana também apresenta essa substância, mas no melão o potássio pode ser encontrado em maior quantidade.

ÓLEO DE PEIXE
Rico em ômega-3, nutriente benéfico para a saúde cardiovascular, para o bom humor e para a melhora do fluxo sanguíneo, o óleo de peixe tem o poder de aliviar dores nas costas, no pescoço e nas articulações. Isso porque o ômega-3, presente no óleo, possui ação anti-inflamatória.

CAFÉ
O café pode ajudar ou piorar a dor de cabeça. Isso porque a cafeína tem ação analgésica no sistema nervoso central. Além disso, a cafeína ainda potencializa a ação de um analgésico comum, como dipirona ou paracetamol, já que facilita a entrada e a ação dessas substâncias no sistema nervoso. Por outro lado, para a pessoa que tem dores de cabeça frequentes, o café não é indicado. É que nesse caso a bebida pode transformar aquela dor em um problema crônico. O abuso do café também pode gerar dores de cabeça por abstinência da cafeína.

CÚRCUMA
Utilizada como tempero em diversos pratos, a cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra, ajuda no alívio das dores em articulações e da colite. Isso porque ela possui uma substância chamada curcumina, que apresenta propriedades anti-inflamatórias, protegendo o corpo da destruição nos tecidos e da inflamação nas articulações.

Fonte: MSN