Cantora Paula Fernandes Lança Aplicativo AVC Brasil nas redes sociais

Começou nesta quinta-feira (20/10), a divulgação nas redes sociais do vídeo que a cantora Paula Fernandes fez especialmente para promover o lançamento do Aplicativo AVC Brasil. A proposta é compartilhar este material nas redes sociais para motivar os internautas a baixarem o aplicativo nos aparelhos celulares smartphones e, com isso, ter acesso a inúmeras informações sobre o AVC. O aplicativo já está disponível e pode ser baixado nas lojas dos sistemas Android e IOS.

A presidente da Rede Brasil AVC, a neurologista Sheila Martins, agradeceu a participação voluntária da cantora Paula Fernandes e espera que esta ação faça com que mais pessoas se preocupem em desenvolver ações que reduzam os riscos de se ter um AVC.

Aplicativo

A proposta do aplicativo é tornar acessível, através dos aparelhos celulares smartphones, as principais informações sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e informar geograficamente as unidades especializadas para o atendimento da doença, são duas principais funções disponíveis no aplicativo AVC Brasil, que estará disponível gratuitamente nas lojas dos sistemas Android (Play Store) e IOS (APP Store), a partir de 24 de outubro, data início da Semana Nacional de Prevenção do AVC (24 a 29 de outubro). Em todo o Brasil, durante a Semana de Prevenção do AVC, também acontecerão ações educativas, junto à população, com distribuição de diversos materiais informativos sobre o AVC.

O aplicativo foi idealizado por profissionais ligados a Rede Brasil AVC e busca alertar a população sobre os riscos do AVC, as maneiras de prevenção da doença e fazer com que o indivíduo saiba onde encontrar atendimento adequado em caso de AVC, nas unidades habilitadas em território nacional. A cada ano, 17 milhões de pessoas têm um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem. Estima-se que a doença é responsável por mais de 26 milhões de indivíduos que vivem com incapacidade permanente. No Brasil, as estatísticas também chamam a atenção, pois anualmente o AVC atinge 400 mil pessoas, sendo que deste total, 100 mil brasileiros e brasileiras morrem em decorrência da doença.

Funcionalidade

Após instalar o AVC Brasil no celular, o usuário terá nas telas do aplicativo, acesso aos principais sinais e sintomas característicos do AVC, orientações sobre as práticas saudáveis capazes de prevenir em até 90% a doença e a relação de unidades de atendimento especializado do AVC, mais próximas de sua localização, com endereço completo, número telefônico de contato e distância a ser percorrida até cada unidade de assistência especializada do AVC. O aplicativo também dá acesso ao mapa da região, possibilitando ao cidadão escolher a melhor rota, fugindo dos congestionamentos e chegando o mais rápido possível ao local o atendimento.

Vale destacar, que as unidades especializadas somente serão visualizadas geograficamente no mapa do aplicativo se a função localização do aparelho estiver ativada. Desta forma, o aplicativo mostrará ao proprietário do aparelho todas as unidades habilitadas para a atenção especializada do AVC existentes num raio de 200 km. O sistema faz a atualização geográfica das unidades hospitalares habilitadas para o atendimento do AVC automaticamente. Isso significa dizer que o cidadão terá acesso aos locais de atendimento, sempre mais próximos de seu endereço, em todo o território nacional.

Discagem Rápida de Emergência

Além das funções acima relacionadas no aplicativo AVC Brasil, o usuário tem na parte inferior de todas as telas, três opções de ligação telefônica emergencial. A pessoa que está com suspeita de AVC poderá ligar do seu aparelho para Serviço Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 (sem necessidade de cadastro ou crédito na conta do celular) e para mais outros dois números cadastrados no aplicativo. A sugestão da Rede Brasil AVC é que o usuário cadastre os números de pessoas e/ou instituições que possam prestar socorro numa situação de emergência. Com o aplicativo AVC Brasil, o usuário consegue chamar por socorro, com apenas três toques na tela do celular.

A opção de discagem emergencial não serve apenas para os casos de AVC, pois o cidadão poderá utilizar em qualquer situação de emergência, independentemente do tipo de ocorrência. Com apenas três toques na tela do celular, o usuário do aplicativo AVC Brasil poderá pedir socorro e ter auxílio na solução do seu problema.